segunda-feira, 25 de abril de 2011

14 horas (Helsínquia)

A Finlândia estava na berra em Portugal. Bem posicionada para ganhar as eleições, a extrema direita prometia boicotar o plano de ajuda económica ao parceiro luso. Fomos espreitar.

Tínhamos 14 horas para perceber o que se passa. Era esse o tempo entre voos. Chegámos exatamente no dia das eleições. Quem diria?

Propaganda amontoada nas paredes? Nem vê-la! Grandes outdoors com os “carismáticos” líderes políticos? Onde??? Bandeiras, autocolantes e adereços afins? Nem pensar…

A informação ao eleitor é bem simples: tv, rádios e meia dúzia de cartazes em locais estratégicos. De tamanho “decente” e com preocupação informativa: a foto de todos os candidatos. Para que todos saibam quem integra o projeto. Quem se propõe defender os interesses dos finlandeses.

A “boa nova” chegou através do iphone do Tiago. O inevitável português em qualquer lado do planeta. A extrema direita tinha vencido as eleições. Sarilhos para Portugal. Os jovens que estão no bar têm dificuldades em acreditar no resultado. Encolhem os ombros.

Bebemos um chã. Purgar os males futuros. Nada de festa nas ruas. Alguns vitoriosos encaminham-se, ordeiramente, para o parlamento. Não fossem os cachecóis iguais e pensaríamos que se tratavam de normais transeuntes.

Tiago está há cinco anos na Finlândia. Não pensa voltar a Portugal. Não gosta da mentalidade. “Das inúmeras queixas sobre tudo e mais alguma coisa, acompanhada de uma passividade total na hora de agir. Não há estômago para isso”. Como bem te entendemos, Tiago.

A baixa de Helsínquia continua bonita. Calma. Tranquila. Alguns edifícios imponentes. Arquitetura sóbria. Muita água na paisagem. Nos arredores ainda há neve a cobrir a natureza.

Trouxemos-lhes sol. Aproveitamo-lo imóveis uma hora em banco de jardim. A apreciar as rotinas locais. Alguns turistas. Muitos finlandeses a absorver a energia solar.

Jantar rodízio de pizzas. Saladas. E sopinha! Hummm… que saudadesssssssssss!!

Após ultimo copo, hora de voltar ao aeroporto. Check in às 03:00 não é estimulante. Não havia alternativa.

Correu tudo bem. Estamos em casa.

5 comentários:

  1. home sweet home...sejam bem vindos!

    ResponderEliminar
  2. Essa viagem foi uma verdadeira aventura!!!
    Passadas as mazelas da viagem, volta a rotina do dia a dia... :-/ Ou não... ;-)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o blog...:))
    Partilhas de uma forma divina e contagiante as tuas aventuras em viagem.
    Tens um jeito FANTÁSTICO para a escrita.
    Escrita essa que me prende e vicia a cada blog que escreves.
    Foi...é....e será sempre um prazer ler-te...
    Saudações mafiosas.;)

    ResponderEliminar
  4. Foi bom seguir-vos desta maneira, o enredo e a forma como escreves as coisas, as loisas e tudo o resto é mágica - diferente da do V., nele é imperdível a forma como conta as coisas, exemplifica as loisas e gesticula tudo o resto. Adorei a viagem - ser viajante é mesmo uma aventura - continuo a preferi-lo ao turista. Até um dia destes, na próxima viagem, seja ela vossa, tua, dele, minha ou quem sabe nossa. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. A cor quente e feliz da fotografia do blog prometia voos maiores! Prometeu e, de facto, cumpriu... Frases breves, densas e que incorporam a urgência da sublimação (julgo ter já dito qualquer coisa parecida. Repito e confirmo)... Uma autêntica festa de sentidos :-)
    Por aí algures terei mencionado Pessoa quando diz que a melhor forma de viajar é sentir...Não estive fisicamente convosco mas o teu registo "levou-me" a viajar pelos cheiros, cores, imagens e mil aventuras da Índia, Nepal e afins!
    Abençoado talento o teu para explorar o lado divino das palavras!!
    Fico ansiosamente à espera do próximo voo…
    Como (e para) sempre!

    ResponderEliminar