segunda-feira, 11 de abril de 2011

FOLCLORE E RELIGIAO



Claramente contra-ciclo, descemos a montanha por milhares de degraus em pedra, surpreendentemente organizados. Um caminho delicioso. O Piódão em pleno Nepal.

Gente feliz, transportada pela ilusão de um acontecimento único. Largas dezenas, com a melhor roupa, escalavam dificuldades com a mente fixa na festa.

Um inquérito breve e foi possível ver que sobrava quem tinha abandonado a respectiva aldeia ainda o sol não tinha despertado para aproveitar Dhampus ao máximo. Frequentemente, fomos questionados se tínhamos gostado da experiencia. O olhar expectante dos nossos interlocutores não nos permitia outra resposta senão um claro SIM. Acima de tudo, porque era essa a verdade.

Um alucinado personagem cinquentão segui-nos até ver satisfeito o seu desejo de o filmarmos e fotografarmos. Quando a nossa atenção finalmente se focou nele, começou com um sortido de hilariantes palhaçadas. Não nos contivemos e isso estimulou ainda mais a sua fantasia.

Já de regresso a Phedi, um breve cumprimento às nossas amigas das barraquinha-restaurante e mini-bus apinhado – até com cabras – até sairmos a meio do percurso para Pokhara para visitar um dos campos de refugiados tibetanos no Nepal.

2 comentários: