domingo, 3 de abril de 2011

Sorrisos que marcam



Hão-de passar anos e aquelas expressões firmes nas nossas mentes. Sorrisos que nos abraçam e fazem com que nos sintamos em casa. Solarengos “Hello´s” acompanhados das mais puras expressões e frágeis mãos a acenar. Deliciosos.
Não resistimos. Pedimos uma foto. Quatro crianças a vaguear no mausoléu de Gandi. Mal mostramos a câmara, puseram-se em sentido, qual formatura militar. Costas direitas, pose oficial. Pediram para ver a foto. Adoraram. Vai mais uma, agora individualmente. Cada rosto ganhou relevo, uma dimensão que até a nós surpreendeu.
Descalços. Traje escolar sujo, roto. Muito gasto. Pele que nunca terá visto água. Olhares expressivos, cada um contando histórias diferentes, mas com um ramo comum. Ao olhar ocidental, todas dramáticas.
Separamo-nos. Com eternos sorrisos e acenos. Enquanto partilhámos o raio de visão, foi assim. E frágeis “bye” já ao longe. Sorrisos que nos deram bem mais do que algum dia poderão imaginar.
(Uma hora antes, avó filha e netinhas tinham-nos pedido para tirarmos foto em conjunto. Brilho nos olhos. De todos nós. Este é um filme habitual na India)

1 comentário:

  1. Estou a adorar esta viagem. Fecho os olhos e sinto o calor no meu rosto, oiço o silêncio desse mausoleu. A simplicidade marca mesmo, nomeadamente quando é tão pura. Um sorriso desinteressado destes dá alento para o resto do dia. A foto é maravilhosa!

    ResponderEliminar