quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bye Bye Nepal


As experiencias anteriores dizem-nos que, neste caso, mais vale madrugar. Íamos deixar o país, viajar umas centenas de quilómetros até ao próximo destino, já na India. Por isso, era imperativo estar na estação de camionagem antes das 06.30.

Assim foi. Tudo em nepalês, complicado perceber qual o autocarro para a fronteira. Feita a pergunta, logo nos quiseram vender o bilhete. Mais caro. Preferimos esperar pelo “autocarro de luxo” prometido.

Vendo-nos determinados, lá confessou que o veículo em causa era “aquele” que estava “mesmo para sair”. Obviamente, mais uma sucata. Confirmámos com alguns turistas a bordo. Íamos todos para o mesmo lugar.

Desejámos naquelas serpenteantes oito horas até à fronteira que a estrada tivesse milhões de curvas a menos. Mas as nossas preces não foram ouvidas. Desgastante. Mas o nosso estômago aguentou…

A meu lado, uma coreana (foi a única coisa que percebi na curta conversa) limpava discretamente sucessivas lágrimas, sempre com o rosto fixo na paisagem. E phones.

O Vasco teve mais sorte, socializou com um jovem checo, que viajava há meses. E que “fumava” demasiado. Por isso, sempre numa “boa”. O checo.

Um inglês confiou que o “pica” o avisava do local ermo onde iria sair. Ia passar uns dias a um refúgio remoto na montanha. Quando tirou as dúvidas, teve de sair e viajar para trás mais umas três horas. Estranha confiança no sistema.

Ao chegar à fronteira, a nossa primeira avaria. Passageiros entram e saem, conforme a mutável confiança do motorista na resolução do problema. Surreal. Uma hora depois, seguimos viagem. Desviada depois por um comício. Muitas bandeiras vermelhas. Ficámos na dúvida se um longínquo passado estaria a ser aqui presente.

Deixam-nos a quatro quilómetros da fronteira. Temos de socorrer-nos dos tuc tuc. Negócio complementar por estas bandas, quando se viaja. Recusámos preços estúpidos. Iniciámos a caminhada.

Um indiano apanha-nos mais tarde. Faz um preço justo. Não imaginámos como vamos caber três num frágil riquexó. Ele trata disso. E pedala pela vida. Mesmo sem entendermos a língua, percebemos que nos livrou de indesejada companhia durante a viagem.

No fim, recebe o dobro do estipulado. E o Vasco presenteia-o com uma t-shirt. Acabámos bem. Na fronteira, a simpatia que já tinha sido revelada no passado.

O Nepal deixou saudades. Muitas! Certamente, um país a voltar…

3 comentários:

  1. Avisem quando voltarem... Com antecedência!!!
    :-)

    ResponderEliminar
  2. Parece que o Nepal faz destas coisas! Estão muito bonitos os dois.

    Esta foto é sem dúvida a mais bonita e verdadeira que postaram!Trouxe me um sorriso de ponta a ponta ... até orelhas. O sorriso tímido neste olhar meigo só podia ser de uma criança... e feliz ao que parece ... coisas e loisas não interessam ... as pessoas, o carinho é que fazem a diferença. Linda! Muito boa

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Aida,esta foto tem mesmo magia! Brilho no olhar, timidez no sorriso...LInda!!

    ResponderEliminar